Os serviços a serem postados serão o repasse de informações contábeis, artigos e publicações relacionadas com a matéria. Tem como base a carência destas informações específicas de contabilidade governamental e sua execução orçamentária a um público carente deste setor, entre eles podemos citar: estudantes, profissionais responsáveis pela contabilidade pública nos três níveis de governo e outros que trabalhem ou se dediquem em orçamento e contabilidade.
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
Tipos de empenhos utilizados na execução orçamentária(continuação) 01
Quando se emite um empenho por estimativa é necessário que se abra uma ficha para controlar os sub-empenhos emitidos à sua conta. Essa ficha passa a funcionar como se estivesse controlando um crédito orçamentário.
No final do exercício, os saldos não utilizados dos empenhos por estimativa serão obrigatoriamente anulados e revertidos às dotações correspondentes.
Sub-empenho
Emite-se o sub-empenho sempre a conta do empenho por estimativa. O mesmo reduz como as demais modalidades de empenho, a dotação, mas o sub-empenho reduz o valor do empenho por estimativa. No final do exercício os saldos não utilizados, serão obrigatoriamente anulados e revertidos às dotações correspondentes.
Anulação de empenho
Destina-se a anular parcial ou totalmente o valor de um empenho, seja qual tipo for. O valor anulado reverte à dotação correspondente. Como nos demais tipos de empenho, a nota de anulação demonstrará a posição da dotação, a reversão do valor anulado e o seu novo saldo.
No histórico é necessário mencionar o número e a espécie do empenho, cujo valor está sendo anulado, se, parcialmente ou totalmente. A nota de anulação anula também, total ou parcialmente uma nota de sub-empenho, mas neste caso o valor anulado se reverte à nota de empenho por estimativa e não a dotação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário