Páginas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Introdução à contabilidade(continuação) 02

Progressos tecnológicos e mudanças socioeconômicas
O Oriente proporcionou mais do que o conhecimento contido nos livros. O maior progresso, porém, foi a invenção de uma vela triangular, a chamada vela latina, que por volta de 1.250 havia superado a vela quadrada dos romanos. A vela latina possibilitava navegar contra o vento.
Os navios proporcionaram os meios de transporte, mas a necessidade imediata de tal tipo de transporte resultou da tomada de Jerusalém pelos turcos em 1.079. Essa tomada fez com que o Papa Urbano II, apenas 16 anos mais tarde, declarasse uma guerra santa conhecida por nós como Primeira Cruzada. Do final do século XI ao final do século XIII, cruzadas sucessivas impulsionaram o desenvolvimento do comércio, principalmente entre as cidades italianas e o Oriente.
À medida que o comércio se expandia a riqueza era acumulada, a negociação individual ia sendo substituída pelo comércio por meio de representantes e associações. O uso de sociedade permitia que o risco da navegação marítima de longo curso fossem compatilhados e que a riqueza do capitalista fosse combinada à audácia dos jovens mercadores. Na sociedade silenciosa, denominada commenda, o capital fornecido pelo sócio inativo o commendator era como um empréstimo ao sócio ativo tractator, um esquema que evitava o pagamento de juros, uma prática censurada pela Igreja nessa época. A sociedade, portanto, foi importante no desenvolvimento da contabilidade porque levou ao reconhecimento da firma como entidade separada e distinta das pessoas de seus proprietários princípio da Entidade. A relação de representação foi importante porque exigiu a prestação de contas. Também foi importante no desenvolvimento posterior da sociedade por ações, pois a responsabilidade do commendator era tipicamente limitada ao montante investido.
Em 1.457, o primeiro livro, um livro de salmos, foi publicado em Mainz pelo ex-sócio de Gutemberg, Johann Fust. Trinta e sete anos mais tarde, o primeiro livro de contabilidade foi publicado. Veneza havia se transformado então no centro mundial da imprensa. O líder era Aldus Manutius, que até sua morte em 1.515 havia traduzido todo autor grego conhecido, para que nunca mais a destruição de uma biblioteca significasse o fim do conhecimento humano. E foi assim que em Veneza, Pacioli encontrou um editor para seu texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário