Os serviços a serem postados serão o repasse de informações contábeis, artigos e publicações relacionadas com a matéria. Tem como base a carência destas informações específicas de contabilidade governamental e sua execução orçamentária a um público carente deste setor, entre eles podemos citar: estudantes, profissionais responsáveis pela contabilidade pública nos três níveis de governo e outros que trabalhem ou se dediquem em orçamento e contabilidade.
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Contabilidade Governamental(continuação) 02
Patrimônio no aspecto qualitativo/quantitativo
Aspecto qualitativo - Evidencia bens valores, créditos e dívidas e no aspecto
Quantitativo, Ativo, Passivo e Situação Líquida.
Patrimônio no aspecto quantitativo
Ativo real = soma do ativo financeiro mais o ativo permanente;
Passivo real = soma do passivo financeiro mais o passivo permanente.
O resultado, que pode ser déficit ou superávit, é a diferença entre o ativo real e o passivo real. Se o ativo real for maior que o passivo real, teremos o superávit. Ao contrário, passivo real maior que o ativo real, encontramos o déficit.
Dívida ativa/passiva
Dívida ativa
Os valores devidos ao poder público que na data fixada para o pagamento, não foram liquidados pelos devedores, serão inscritos na dívida ativa. Esses valores constituirão créditos a receber, após sua inscrição na repartição competente e ao respectivo registro contábil.
Classificação
Tributária – São créditos líquidos e certo provenientes de obrigação, legal relativa aos tributos e respectivos acréscimos legais.
Não tributária – Provenientes de outras obrigações legais, tais como: empréstimos compulsórios, aluguéis, taxa de ocupação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário