Páginas

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Contabilidade Governamental

Ramos ou setores da produção
Quando se estuda a contabilidade de uma maneira geral a contabilidade recebe o nome de contabilidade geral.
Quando estudamos a contabilidade por ramos ou setores da produção a contabilidade recebe o nome deste ramo ou setor da produção. Desta forma, quando se estuda o ramo do comércio por exemplo a contabilidade recebe o nome de contabilidade comercial. Lógico que ao estudarmos o setor público, a contabilidade receberá o nome de contabilidade aplicada ao setor público, e assim por diante.
Conceito
É a disciplina que aplica na Administração pública as técnicas de registro e apurações contábeis em harmonia com as normas gerais de Direito Financeiro. Também podemos dizer que é o ramo ou setor da produção aplicada ao setor público é uma especialização da contabilidade geral que como ciência, estuda o patrimônio a disposição das organizações públicas em seus aspectos estáticos e nas suas variações, fornecendo elementos para a tomada de decisão, para a tomada de contas e para a organização de balanços.
Objeto:
O Patrimônio
Finalidade:
Estudar e controlar o Patrimônio das Entidades públicas: Federais, Estaduais, Municipais e Autárquicas, objeto da Lei 4.320 de 17.03.64, que estatui normas gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, Estados, Municípios e Distrito Federal.
Campo de Aplicação:
É restrito à Administração pública nos três níveis de governo: Federal, Estadual, Municipal e suas Autarquias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário