Os serviços a serem postados serão o repasse de informações contábeis, artigos e publicações relacionadas com a matéria. Tem como base a carência destas informações específicas de contabilidade governamental e sua execução orçamentária a um público carente deste setor, entre eles podemos citar: estudantes, profissionais responsáveis pela contabilidade pública nos três níveis de governo e outros que trabalhem ou se dediquem em orçamento e contabilidade.
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
Estágios da despesa pública
Empenho
Ato emanado da autoridade competente que cria para o Estado a obrigação de pagamento. O empenho é prévio à realização da despesa e tem que respeitar o limite do crédito orçamentário. A importância da despesa empenhada constitui uma garantia para o fornecedor, pois já foi deduzido do respectivo crédito orçamentário. O empenho da despesa representa o comprometimento de parcela da dotação orçamentária com determinado gasto, já especificando o credor e o montante envolvido.
Liquidação
É o ato do órgão competente que após o exame da documentação, torna em princípio, líquida e certa o direito do credor. As despesas só serão pagas após sua regular liquidação. Consiste no reconhecimento de que a despesa foi executada na forma como foi contratada, e representa o reconhecimento da obrigação pecuniária do governo junto a seus fornecedores ou prestadores de serviço.
Também se atesta se o produto (mercadoria) foi entregue ou se o serviço foi prestado. Na liquidação deverá ser apurado:
Origem e objeto do que se deve pagar;
A importância exata a pagar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário