Páginas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Introdução à Contabilidade

Disciplina do curso de especialização da Fufpi
Muito antes que a Europa emergisse de tendas e peles, economias sotisficadas já existiam no Oriente Médio e no Extremo Oriente. A dinastia Shang, na China remonta a 1.600 A.C., ao passo que registros de uma cultura sotisficada na Índia datam de 2.300 A.C.
Foi um dos discípulos de Aristóteles, Alexandre, o Grande que em 332 A.C., fundou a cidade de Alexandria, na qual foi montada a mais extraordinária das bibliotecas do mundo antigo. Em 235 A.C., já continha mais de 500 mil manuscritos, literalmente um tesouro para época.
Vários registros contábeis datam desses períodos. Os agricultores egípcios nas margens do rio Nilo pagavam aos coletores de tributos com cereais e linhaça pelo uso de águas para irrigação. Recibos eram dados aos agricultores desenhando-se figuras de recipientes de cereais nas paredes de suas casas.
Sistemas contábeis sotisficados parecem ter existido na china já em 2.000 A.C. e referências intrigantes denotam uma familiaridade com o sistema de partidas dobradas em Roma no início da era cristã. Existiam controvérsias de que os romanos conheciam o conceito de depreciação.
Por volta de 646 D.C., quando os árabes atingiram Alexandria, a grande biblioteca ali existente tinha sido completamente destruída por mãos desconhecidas. O que restava da civilização estava pendurado nos penhascos da Islândia. O mundo ocidental ingressava na escravidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário