Páginas

sábado, 4 de agosto de 2012

Normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público

NBC T 16.3 – Planejamento e seus instrumentos sob o enfoque contábil
Para efeito desta Norma, entende-se por:
Avaliação de desempenho a ferramenta de gestão utilizada para a aferição de aspectos de economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de programas e ações executadas por entidades do setor público.
Planejamento o processo contínuo e dinâmico voltado à identificação das melhores alternativas para o alcance da missão institucional, incluindo a definição de objetivos, metas, meios, prazos de execução, custos e responsabilidades, materializados em planos hierarquicamente interligados.
Plano hierarquicamente interligado o conjunto de documentos elaborados com a finalidade de materializar o planejamento por meio de programas e ações, compreendendo desde o nível estratégico até o nível operacional, bem como propiciar a avaliação e a instrumentalização do controle.
Escopo de evidenciação
A contabilidade aplicada ao setor público deve permitir a integração dos planos hierarquicamente interligados, comparando suas metas programadas com as realizadas, e evidenciando as diferenças relevantes por meio de notas explicativas.
A evidenciação deve contribuir para a tomada de decisão e facilitar a instrumentalização do controle social, de modo a permitir que se conheçam o conteúdo, a execução e a avaliação do planejamento das entidades do setor público a partir de dois níveis de análise:
a) a coerência entre os planos hierarquicamente interligados nos seus aspectos quantitativos e qualitativos;
b) a aderência entre os planos hierarquicamente interligados e a sua implementação.
As informações dos planos hierarquicamente interligados devem ser detalhadas por ano, ações, valores e metas.
Na avaliação da execução dos planos hierarquicamente interligados, devem ser evidenciadas as eventuais restrições ocorridas e o seu respectivo impacto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário