Os serviços a serem postados serão o repasse de informações contábeis, artigos e publicações relacionadas com a matéria. Tem como base a carência destas informações específicas de contabilidade governamental e sua execução orçamentária a um público carente deste setor, entre eles podemos citar: estudantes, profissionais responsáveis pela contabilidade pública nos três níveis de governo e outros que trabalhem ou se dediquem em orçamento e contabilidade.
sábado, 10 de março de 2012
Análise do Balanço Orçamentário(continuação) 02
A comparação entre previsão/dotação e a execução pode indicar as seguintes situações:
A) Receita Prevista > Receita Realizada, demonstra que houve insuficiência de arrecadação;
B) Receita Prevista < Receita Realizada, demonstra que houve excesso de arrecadação;
C) Despesa Fixada > Despesa Realizada, demonstra economia na realização de despesas;
D) Despesa Fixada < Despesa Realizada, demonstra que houve excesso de despesas (situação de inconsistência);
E) Receita Prevista > Despesa Fixada, demonstra que houve desequilíbrio positivo na previsão orçamentária;
F) Receita Prevista < Despesa Fixada, demonstra que houve desequilíbrio negativo na previsão orçamentária;
G) Receita Arrecadada > Despesa Realizada, demonstra que houve superávit orçamentário;
H) Receita Corrente Realizada > Despesa Corrente Realizada, demonstra que houve superávit corrente;
I) Receita de Capital Realizada > Despesa de Capital Realizada, demonstra que houve superávit de capital;
J) Receita Corrente Realizada < Despesa Corrente Realizada, demonstra que houve déficit corrente;
K) Receita de Capital Realizada < Despesa de Capital Realizada, demonstra que houve déficit de capital;
L) Receita Realizada < Despesa Realizada, demonstra que houve déficit na execução do orçamento; e
M) Receita Realizada = Despesa realizada, demonstra o equilíbrio orçamentário na execução. Essa situação pode ser decorrente do previsto no § 8º do art. 166 da Constituição Federal de 1988. Essa situação pode indicar que o órgão não possui arrecadação própria, dependendo de recursos do Tesouro para executar suas despesas.
A comparação entre as colunas Despesas Liquidadas e Despesas Pagas e a comparação entre as colunas Despesas Empenhadas e Despesas Liquidadas fornecem as seguintes informações:
A) Despesas Liquidadas > Despesas Pagas = Restos a Pagar Processados inscritos no exercício;
B) Despesas Empenhadas > Despesas Liquidadas = Restos a Pagar não Processados inscritos no exercício.
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