Os serviços a serem postados serão o repasse de informações contábeis, artigos e publicações relacionadas com a matéria. Tem como base a carência destas informações específicas de contabilidade governamental e sua execução orçamentária a um público carente deste setor, entre eles podemos citar: estudantes, profissionais responsáveis pela contabilidade pública nos três níveis de governo e outros que trabalhem ou se dediquem em orçamento e contabilidade.
quinta-feira, 8 de março de 2012
Análise do Balanço Orçamentário
A análise e a verificação do Balanço Orçamentário têm como objetivo preparar os indicadores que servirão de suporte para a avaliação da gestão orçamentária.
Uma das principais análises consiste em relacionar a coluna de previsão inicial com a coluna de dotação inicial; e as colunas da previsão atualizada e receita realizada, com as colunas da dotação atualizada e despesa empenhada.
Outra análise que pode ser feita no Balanço Orçamentário consiste na comparação entre a coluna despesas pagas e as colunas despesas empenhadas e despesas liquidadas. Esse comparativo possibilitará encontrar os valores inscritos em restos a pagar processados e restos a pagar não processados.
O superávit orçamentário é representado pela diferença a maior entre a execução da receita e da despesa orçamentárias e deverá ser adicionado à coluna de despesas empenhadas para igualar a execução da despesa orçamentária com a execução da receita orçamentária.
O déficit orçamentário é representado pela diferença a menor entre a execução da receita e da despesa orçamentárias e deverá ser adicionado à coluna das receitas realizadas para igualar a execução da receita orçamentária com execução da despesa orçamentária.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário