Páginas

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Demonstrações das variações patrimoniais diminutivas(receita/despesa) sob enfoque patrimonial - Continuação 01

Dentro das funções típicas de governo, essas ações se materializam na contraprestação de bens e serviços à comunidade em algumas situações a preços subsidiados e distribuem renda e riqueza por meio de transferências e concessão de benefícios sociais.
O mapeamento dos elementos patrimoniais e das transações típicas de governo serve de ponto de partida conceitual para a construção da estrutura fundamental do plano de contas aplicado ao setor público.
Reconhecimento
A contabilidade aplicada ao setor público é um dos ramos da ciência contábil, e, como qualquer ramo desta, deve observar os princípios fundamentais de contabilidade, principalmente os princípios da Competência e Oportunidade.
O Princípio da Competência estabelece que as receitas e despesas deverão ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, independentemente do recebimento ou pagamento, e o princípio da Oportunidade dispõe que os registros no patrimônio e das suas mutações devem ocorrer de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.
Assim, segundo os princípios contábeis, a variação patrimonial aumentativa deve ser registrada no momento da ocorrência do seu fato gerador, independentemente de recebimento, e, analogamente, a variação patrimonial diminutiva deve ser registrada no momento da ocorrência do seu fato gerador, independentemente do pagamento e da execução orçamentária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário