Os serviços a serem postados serão o repasse de informações contábeis, artigos e publicações relacionadas com a matéria. Tem como base a carência destas informações específicas de contabilidade governamental e sua execução orçamentária a um público carente deste setor, entre eles podemos citar: estudantes, profissionais responsáveis pela contabilidade pública nos três níveis de governo e outros que trabalhem ou se dediquem em orçamento e contabilidade.
sexta-feira, 8 de junho de 2012
Relação entre passivo exigível e as etapas da execução orçamentária
Passivo exigível x empenho
Segundo a Lei 4.320/64, em seu art. 58, o empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Ente a obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.
Quando a Lei utiliza a palavra obrigação, ela não refere-se à obrigação patrimonial passivo exigível, pois uma obrigação patrimonial é caracterizada por um fato gerador já ocorrido, ou, conforme a Lei, por uma condição já implementada.
A Lei refere-se ao comprometimento de recurso financeiro da entidade governamental que fez o empenho, ou seja, uma obrigação financeira para fins de cálculo do superávit financeiro, fonte de abertura de créditos adicionais nos exercícios seguintes. Implemento de condição, independe de está liquidada ou não a despesa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário