Páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Conceitos e avaliações - continuação 01

Valor da reavaliação ou valor da redução do ativo a valor recuperável
A diferença entre o valor líquido contábil do bem e o valor justo ou valor em uso, com base em laudo técnico.
Valor de aquisição
A soma do preço de compra de um bem com os gastos suportados direta ou indiretamente para colocá-lo em condição de uso. Valor de mercado ou valor justo - fair value O valor pelo qual um ativo pode ser intercambiado ou um passivo pode ser liquidado entre partes interessadas que atuam em condições independentes e isentas ou conhecedoras do mercado.
Valor em uso
O valor presente dos rendimentos futuros do bem esperado ao longo de seu uso contínuo e de sua alienação ao final de sua vida útil.
Valor bruto contábil
O valor do bem registrado na contabilidade, em uma determinada data, sem a redução da correspondente depreciação, amortização ou exaustão acumulada.
Valor líquido contábil
O valor do bem registrado na contabilidade, em determinada data, deduzido da correspondente depreciação, amortização ou exaustão acumulada.
Valor realizável líquido
A quantia que a entidade do setor público espera obter com a alienação de itens de inventário quando deduzidos os gastos estimados para seu acabamento, alienação ou distribuição.
Valor recuperável
O valor de venda de um ativo menos o custo para a sua alienação preço líquido de venda, ou o valor que a entidade do setor público espera recuperar pelo uso futuro desse ativo nas suas operações, estimado com base nos fluxos de caixa futuros trazidos a valor presente por meio de taxa de desconto valor em uso, o que for maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário