Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2012

Avaliação e mensuração - continuação 02

Os gastos de distribuição, de administração geral e financeiros são considerados como variações patrimoniais diminutivas do período em que ocorrerem e não como custo dos estoques.
Exemplos de despesas excluídas do valor do estoque e reconhecidos como variações patrimoniais diminutivas do período em que são obtidos:
01 - Quantias anormais de materiais desperdiçados, mão de obra ou de outros custos de produção;
02 - Custos de armazenamento, a menos que sejam necessários no processo de produção antes de uma nova fase de produção;
03 - Despesas gerais administrativas que não contribuam para colocar os estoques no seu local e na sua condição atual;
d - Custos de vendas.
Os descontos comerciais, abatimentos e outros ítens semelhantes são deduzidos na determinação do custo de aquisição e, por isso, não devem ser reconhecidos como variação patrimonial aumentativa.
O método para mensuração e avaliação das saídas dos estoques é o custo médio ponderado, conforme o inciso III, art. 106 da Lei 4.320/64. Pelo método do custo médio ponderado, o custo de cada ítem é determinado a partir da média ponderada do custo de ítens semelhantes no começo de um período, e do custo de ítens semelhantes comprados ou produzidos durante o período. A média pode ser determinada através de uma base periódica ou à medida que cada entrega adicional seja recebida, o que depende das circunstâncias da entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário