Páginas

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Avaliação e mensuração - continuação 03

O custo dos estoques pode não ser recuperável se estes estiverem danificados, se tornarem prática de reduzir o custo dos estoques para o valor realizável líquido é consistente com o ponto de vista de que os ativos não devem ser mensurados em excesso pelos futuros benefícios econômicos ou serviços em potencial a serem realizados pela sua venda, troca, distribuição ou uso. Assim, quando houver deterioração física parcial, obsolescência, bem como outros fatores análogos, deve ser utilizado o valor realizável líquido.
Os resíduos e os refugos também devem ser mensurados, na falta de critério mais adequado, pelo valor realizável líquido.
As diferenças de valor de estoques que forem conseqüências das situações descritas acima devem ser refletidas em contas de resultado.
Os estoques de animais e de produtos agrícolas e extrativos são mensurados ou avaliados pelo valor justo menos os custos estimados de venda, quando atendidas as seguintes condições:
01 - Que a atividade seja primária;
02 - Que o custo de produção seja de difícil determinação ou que acarrete gastos excessivos.
Quando os bens forem distribuídos gratuitamente ou a taxas não de mercado, os estoques serão valorados a custo ou valor de reposição, o menor dos dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário