Páginas

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Demonstração dos Fluxos de Caixa - continuação 04

Caixa e equivalente-caixa
Compreende o numerário em espécie e depósitos bancários disponíveis, além das aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em um montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor. Inclui, ainda, a receita orçamentária arrecadada que se encontra em poder da rede bancária em fase de recolhimento.
Assim, na demonstração de Fluxo de Caixa, figurarão como ingressos as receitas orçamentárias arrecadadas e como dispêndios as despesas orçamentárias e os restos a pagar pagos.
As transações de investimento e financiamento que não envolvem o uso de caixa ou equivalentes de caixa, como aquisições financiadas de bens e arrendamento financeiro, não devem ser incluídas na demonstração dos Fluxos de Caixa. Tais transações devem ser divulgadas nas notas explicativas à demonstração, de modo que forneçam todas as informações relevantes sobre essas transações.
Disponibilidades compensatórias
Consistem nas entradas e saídas meramente compensatórias depósitos de terceiros que não representam ingressos e desembolsos que impactam o caixa ou equivalente de caixa, devendo figurar de forma destacada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário