Páginas

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Balanço Patrimonial - continuação 04

Definições
Ativo circulante
Compreende a soma dos ativos que atendam a qualquer um dos seguintes critérios: seja caixa ou equivalente de caixa; sejam realizáveis ou mantidos para venda ou consumo dentro do ciclo operacional da entidade, sejam mantidos para fins comerciais, sejam realizáveis dentro dos doze meses seguintes à data da publicação das demonstrações contábeis. O ativo circulante é dividido da seguinte maneira:
a - Caixa e equivalentes de caixa
É o somatório dos valores em caixa e em bancos, bem como equivalentes, que representam recursos com livre movimentação para aplicação nas operações da entidade e para os quais não haja restrições para uso imediato.
a - Créditos realizáveis de curto prazo
Compreende os valores a receber por fornecimento de bens, serviços, créditos tributários e demais transações pertinentes ao objeto principal da entidade, com vencimento dentro dos doze meses seguintes à data da publicação das demonstrações contábeis.
c - Demais créditos e valores de curto prazo
Registra os valores a receber por transações que não representam o objeto principal da entidade, mas são normais e inerentes às suas atividades, com vencimento dentro dos doze meses seguintes à data da publicação das demonstrações contábeis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário