Os serviços a serem postados serão o repasse de informações contábeis, artigos e publicações relacionadas com a matéria. Tem como base a carência destas informações específicas de contabilidade governamental e sua execução orçamentária a um público carente deste setor, entre eles podemos citar: estudantes, profissionais responsáveis pela contabilidade pública nos três níveis de governo e outros que trabalhem ou se dediquem em orçamento e contabilidade.
segunda-feira, 28 de maio de 2012
Balanço Patrimonial - continuação 11
Superávit financeiro
Corresponde à diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro. Para fins de abertura de crédito adicional, deve-se conjugar, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de crédito a eles vinculadas, em cumprimento ao parágrafo 2.º do artigo 43 da Lei n.º 4.320/64.
Análise
A análise do balanço patrimonial consiste na sua decomposição, comparação e interpretação, permitindo conhecer detalhadamente a situação patrimonial da entidade.
Os processos mais utilizados na análise do balanço patrimonial são a análise horizontal e a vertical. A análise horizontal consiste em se verificar a evolução dos elementos patrimoniais durante um determinado período. A análise vertical envolve elementos relativos a um mesmo exercício.
Análise de consistência
A análise de consistência do balanço patrimonial consiste em verificar o equilíbrio entre o ativo, o passivo e o patrimônio líquido, a compatibilidade do seu resultado do período com a demonstração das variações patrimoniais, bem como a presença de outras situações que comprometam a consistência das informações.
Deve-se verificar, ainda, a ocorrência das seguintes situações:
A existência de saldos invertidos e valores irrisórios.
A existência de valores expressivos em outros e outras, que não pode ultrapassar 10% do valor do respectivo grupo de contas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário